20
jul
08

10° FICA no Rio – Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental

Pra quem não conhece, o FICA é um Festival de cinema ambiental que iniciou-se em 1999 na cidade de Goiás. Encontra-se atualmente na sua 10° Mostra, que encerrou-se no dia 14/06/08. É a maior Festival do gênero na América Latina. E agora na sua mostra itinerante  pelo Rio de Janeiro, entre os dias 30 de julho e 2 de agosto, será exibido no circuito SESC RIO, os melhores filmes do festival.


Creative Commons License

“10° FICA no Rio – Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental” por
Gutemberg Motta é licenciado sob
Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.

Texto extraído do site do FICA:

(…) o Fica abre espaço para as discussões do desenvolvimento sustentável não apenas na tela, mas com oficinas, mesas-redondas, palestras e outras atividades que levam à mais ampla abordagem das questões do meio ambiente. Por essa linha de ação busca ainda reforçar a consciência para a melhor relação homem/natureza.

(…)Na verdade, o Fica vai além do cinema. Possui uma programação multicultural paralela, pondo em cena espetáculos que valorizam a criação musical, o teatro, a dança e literatura. O alcance e os benefícios do festival são imensos. Durante sua realização, o turismo se amplia, e com ele o número de empregos. Na velha capital de Goiás, circulam informação, cultura e pessoas interessantes de todo o mundo. Enfim, o festival avança como precioso momento em que história, cultura e meio ambiente se encontram em nome da cidadania e de uma vida de melhor qualidade para todos.

(…)Além do I Fica, o festival contou com a coordenação geral de João Batista de Andrade ainda no III Fica (13 a 17 de junho de 2001) e o IX Fica (12 a 17 de junho de 2007). O IV Fica teve como coordenador geral o também cineasta Nelson Pereira dos Santos (5 a 9 de junho de 2002). As demais edições foram coordenadas pelo então presidente da Agepel, Nasr Chaul. O Fica contou com consultoria de Lisandro Nogueira (professor da Universidade Federal de Goiás) e do jornalista Washington Novaes.

Anúncios

1 Response to “10° FICA no Rio – Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental”


  1. 1 Luis Pellegrini
    01/08/2008 às 15:05

    Estive em Goiás, em junho último, para assistir ao 10o FICA. Achei a iniciativa notável. Em apenas dez anos de existência, ele transformou a cidade num importante polo de informação e de formação cinematográfica documental que já rende belos frutos. Basta conferir a safra de novos joens documentaristas goianos e de outros Estados formados nos cursos e work shops do FICA, e que agora já apresentam seus trabalhos na própria competição que os formou. Parabéns! E não deixem a peteca do FICA cair.


Comments are currently closed.

Categorias


%d blogueiros gostam disto: