23
ago
08

EU SOU POVO! Candeia e Quilombo

Foi lançado nessa última sexta-feira, 22 de agosto de 2008, o filme EU SOU POVO!. Idealizado por Bruno Bacellar e com direção de Bruno Bacellar, Regina Rocha e Luís Fernando Couto. Documentário é sobre o compositor/cantor/sambista/poeta, Antônio Candeia Filho (17/8/35 – 16/11/78). E uma de suas criações, o Grêmio Recreativo Arte Negra e Escola de Samba Quilombo. Confira o trailer aqui.

O documentário de 83 minutos conta com vários entrevistados, entre eles: Carlos Monte, Waldir 59, João Batista M. Vargens, Teresa Cristina, Tantinho da Mangueira e Sergio Cabral. Com muitas imagens inéditas de arcevo pessoal e do Museu da imagem e do som, o filme dá sua contribuição histórica ao Samba e ao Carnaval. Infelizmente, o filme não poderá entrar no circuito comercial pelo acordo com o Museu, e sua exibição deverá ser feita em universidades, centros culturais, cineclubes, escolas e festivais.

A primeira reação que se tem ao assistir o filme é de surpresa. De como é inacreditável uma história tão forte, bonita e importante ser praticamente desconhecida por todos. E quantas histórias tão belas e essenciais ainda não conhecemos neste país? A comunicação comercial não consegue, ou melhor, não quer dar conta de toda produção cultural popular existente e passada. Com tantos orçamentos milionários, por que não há um real programa de incentivo a pequena produção cinematográfica? O cineasta Domingos de Oliveira já chamou atenção para o fato através do seu manifesto BOAA.

Candeia foi um homem de fibra e ao mesmo tempo sonhador. Lutou durante toda sua vida pela Samba e o verdadeiro Carnaval que se perdia. Com a criação do GRANES Quilombo, acreditou estar deixando a semente para reprodução de uma tradição. Em São Paulo, Inspirou a criação do Grêmio Recreativo Escola de Samba Quilombo.

Reproduzo abaixo, o manifesto de criação do GRANES Quilombo:

Estou chegando…
Venho com fé. Respeito mitos e tradições,
Trago um canto negro. Busco a liberdade.
Não admito moldes!
As forças contrárias são muitas, não faz mal…
Meus pés estão no chão, tenho certeza da vitória,
Minhas portas são abertas, entre com cuidado, aqui todos podem colaborar.
Ninguém pode imperar. Teorias deixo de lado, dou vazão à riqueza de um modo ideal.
A sabedoria é o meu sustentáculo…
O amor é o meu princípio…
A imaginação é minha bandeira…
Não sou radical pretendo apenas salvaguardar o que resta de uma cultura.
Gritei bem alto explicando a um sistema que cala vozes importantes e permite que outras totalmente alheias falem quando bem entenderem…
Sou franco atirador!
Não almejo glórias, faço questão de não virar academia, tão pouco palácio.
Não atribua o meu nome ao tão desgastado sufixo.
Nadas de forjadas e mal feitas especulações literárias.
Deixo os complexos temas às observações dos verdadeiros intelectuais.
Eu sou o povo… basta de complicações.
Extraio o belo das coisas simples que me seduzem.
Quero sair pelas ruas do subúrbio com minhas baianas rendadas sambando sem parar…
Com minha comissão de frente digna de respeito…
Intimamente ligados as minhas origens, artistas plásticos, figurinistas, coreógrafos, departamento culturais profissionais…
Não me incomodem, por favor, sintetizo um mundo mágico.
Estou chegando…

Outras referências:

http://osamba.net/2008/08/21/524/

http://www.comunique-se.com.br/conteudo/materia_prima/ver_materia_prima.asp?menu=MP&id_tipo=1&pg=15&id_post=107768&caller=/conteudo/materia_prima/index.asp

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ant%C3%B4nio_Candeia_Filho

http://www.sintufrj.org.br/PORTALII/quilomboCandeia.htm

http://socandeia.blogspot.com/ (Download de Discos)

http://www.portacurtas.com.br/Filme.asp?Cod=4751 (Curta-metragem: Partido Alto)


Creative Commons License

“EU SOU POVO! Candeia e Quilombo” por
Gutemberg Motta é licenciado sob
Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.

2 Responses to “EU SOU POVO! Candeia e Quilombo”


  1. 1 max charles
    26/10/2010 às 18:46

    Aonde posso conseguir o filme?
    Me ajudem por favor
    Um abraço a todos


Comments are currently closed.

Categorias


