13
jun
10

Meu Tablet PC, Ubuntu no Lenovo Ideapad S10-3t

Talvez eu poderia dizer que eu estou me adiantando a próxima onda tecnológica, mas isso seria um exagero para uma onda que já chegou! Afinal, o que é um tablet? Uma livre tradução seria “computador pessoal comprimido”, isso pode não dizer muito para você porém sobre o iPad você já ouviu falar, né? Pois bem, podemos dizer que o iPad é hoje o tablet mais famoso do mundo.

Quais as vantagens de um tablet? Podemos dizer que ele é leve, pequeno e super portátil (só perde para o celular nesse quesito), excelente como terminal de consulta e para leituras (até as mais longas). Temos alguns exemplos de equipamentos limitados para algumas funções como o Kindle da Amazon que tem a função de leitura de livros, os conhecidos ebooks. Na busca de encontrar o Tablet mais polivalente possível encontrei dois excelentes modelos que mesclam funções de netbook (um notebook menor) e de tablet, o Asus EeePC T91 e o Lenovo Ideapad S10-3t. Optei por comprar o Lenovo por este ter uma tecnologia touchscreen mais sensível e precisa(Lamentavelmente, ainda não temos nenhum tablet fabricado no Brasil).

Esse modelo da Lenovo só tem venda oficial nos Estados Unidos, mas encontrei  numa loja virtual com sede no Rio de Janeiro. Apesar de pagar um ágio considerável pela compra local, também ganhei uma garantia estendida do lojista. Após as prévias, finalmente peguei o computador em minhas mãos! Com o Windows 7 instalado e alguns aplicativos explorando a função touch, o equipamento se comporta muito bem apesar de limitado pelo seu poder de processamento. Voltar a usar os produtos da Microsoft realmente se tornava cada vez mais uma experiência deprimente, mas instalar o Linux poderia se transformar numa experiência traumática já que não haviam garantias do funcionamento da função touch. Porém não suportei continuar a usar o Windows e resolvi arriscar…

Primeiro passo, procurar a distribuição Linux mais adequada para este netbook/tablet. Já acostumado a usar o Ubuntu, lembrei que existia uma versão customizada para netbooks, não pensei duas vezes, entrei no site para baixar e me deparei com a primeira dificuldade, como instalar um sistema operacional sem um leitor de CD (netbooks e tablets não possuem)? Não tive nem muito tempo para imaginar as possíveis soluções quando terminei de ler a página de download com todas as instruções necessárias para instalar o sistema operacional a partir de um pendrive.

Depois de baixar o Ubuntu Netbook Remix 10.4 e terminar a instalação pelo pendrive, nenhuma surpresa, a instalação foi um sucesso mantendo Windows instalado. Entrei no Ubuntu e verifiquei que tudo funcionava, menos a placa de rede sem fio e a função touch. Através de um cabo de rede conectei-o na minha rede local para prover acesso a internet, então a primeira providência foi fazer todas as atualizações disponíveis no ¨Gerenciador de Atualizações¨. Daí, entrei no Firefox e como de costume, em sua primeira utilização apareceu uma mensagem para a instação do plugin do Adobe Flash Player, eu nunca tinha visto essa auto-instalação funcionar numa distribuição Ubuntu e isso terminou hoje, pois a instalação automática foi um sucesso.

Com internet e o sistema atualizado, acessei o ¨Drivers de hardware¨ que detectou minha placa de rede sem fio e se ofereceu para instalar, eu disse sim, um minuto depois a rede sem fio estava funcionando e eu pude desconectar o cabo de rede, simples e rápido. Agora só faltava a função touch funcionar, como eu não tinha a menor idéia do que fazer, fiz algumas pesquisas no Google até que eu encontrei um post que me mostrou o caminho, baixar e instalar um driver. Tão fácil que não teve nem graça. Tudo funcionando! Nunca foi tão fácil instalar um sistema operacional, mesmo num hardware tão específico!

Só posso deixar meus parabéns a distribuição Ubuntu que cada vez mais se supera, e melhor se supera a cada seis meses. Pra quem não sabe, a cada seis meses o Ubuntu lança um upgrade de versão. Pensando bem, eu levei mais tempo escrevendo esse post que instalando meu sistema operacional, é ou não é uma maravilha?

Para compartilhar arquivos na rede:

http://ubuntuaazip.blogspot.com/2010/02/compartilhar-arquivos-e-pastas-em-rede.html

Para ajudar na aventura touch:

http://wiki.eeeuser.com/ubuntu_9.10_on_the_t91_t91mt

*Descobri um teclado virtual escondido no Ubuntu, basta acessar Alt+F2, digitar onboard e enter!

Creative  Commons License
“Meu Tablet PC, Ubuntu no Lenovo Ideapad S10-3t” por
Gutemberg Motta é licenciado sob
Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.

Anúncios

9 Responses to “Meu Tablet PC, Ubuntu no Lenovo Ideapad S10-3t”


  1. 1 Ednei
    08/08/2010 às 19:17

    Caro Gutemberg, navegando pela internet encontrei o seu post relatando sua experiência com o seu Lenovo Ideapad s10-3t.
    Infelizmente sou um pobre mortal (brasileiro) que não tem condições de comprar uma Wacom Cintiq (mesa de desenho na própria tela) que custa cerca de 7000 reais.
    Fiquei tentado a comprar um tablet pc e dentre eles encontrei dois modelos mais acessíveis que são o Lenovo S10-3t e o Eeppc T101MT. Sendo o primeiro com tela capacitiva e o segundo com tela resistiva.
    Eu gostaria de saber a sua experiência com desenhos no S10-3t. Ele se comporta bem utilizando o Ubunto? Dá para desenhar bem com ele? Onde vc comprou e quanto foi na época?

    Estou pensando seriamente em comprar um S10-3t com este objetivo. O que vc me aconselha?

    Obrigado.

    Ednei

  2. 2 gutembergmotta
    18/08/2010 às 19:20

    Ednei,

    Desculpe a demora na resposta. Mas sobre seus questionamentos, primeiro vou me desqualificar a respondê-los afinal não sou um desenhista. Posso dizer que a sensibilidade da tela do Lenovo S10-3t é excelente para uso padrão, mas não sei se é o suficiente para um desenhista.

    Na verdade, não fiquei muito satisfeito com as funções desse netbook, assunto esse que irei tratar num próximo post.

    Mas te recomendo a acessar o link abaixo para ver outras opções de mesas digitalizadoras, pois existem preços de menos de 100 reais até o valor que você mencionou:
    http://www.boadica.com.br/pesquisa/precos/precos?ord=P&ClasseProdutoX=9&CodCategoriaX=53

    Abraços!

  3. 28/08/2010 às 14:34

    Meu caro Gutemberg,

    quanto tempo não entro aqui pra ler algo. E me deparo com um post sobre Linux. Fico feliz de ver o mundo sendo “dominado” pelo pinguim. Já uso tem 5 anos e não troco por nada.
    Tenho dificuldades em instalar a minha wacom no Ubuntu, mas to levando.

    Um beijo pra ti, pra Chris e pro João. Estarei lá dia 18 de set.
    Dandan

  4. 28/08/2010 às 14:37

    A propósito, o link do Luis Nassif está defasado. Ele sofreu perseguição do IG que retirou ele do servidor. A história e longa. Pergunta que o deus Google responde.
    E eu tb sou WordPress agora…

  5. 6 Reinaldo
    26/10/2010 às 11:36

    Quanto ao Lenovo, vc disse não ter gostado muito. Bem, aguardo seu post, mas pelo que ví navegando por aí, parece que a tela touch dele não responde muito bem.

    Seu post com as impressões será útil!

  6. 7 larissa
    29/12/2011 às 16:55

    oi queria saber se é legal ter um ,eu queria mais minha mãe ñ tem como comprar aqui aonde eu moro td é caro.


Comments are currently closed.

Categorias


%d blogueiros gostam disto: