18
jun
12

Mostra Social em Movimentos RIO+20

De 13 a 17 de junho de 2012 aconteceu uma mostra de cinema na Caixa Cultural, Rio de Janeiro, que há muito eu não presenciava de tal qualidade, sob o título de Social em Movimentos RIO+20. Apesar de um público reduzido, muito em parte pela concorrência com outros eventos paralelos que estão correndo em todo Rio de Janeiro em consequência da RIO+20, a riqueza que estava à disposição da mostra era tão grande que podemos dizer que o evento fez um extremo sucesso para os que presenciaram.

A mostra foi divida em quatro temas: NOSSO CLIMA, NOSSA ÁGUA, NOSSA COMIDA e NOSSO CONSUMO. Alguns dos filmes exibidos são indispensáveis para a conscientização coletiva necessária, a realização de debates também engrandeceu o evento. A reflexão proposta no evento, levou-me a “novas” soluções para velhos problemas e a acreditar cada vez mais que precisamos agir.

Abaixo, faço um “inventário” dos filmes da mostra:

CURTAS:

Bomtempo – Clique aqui para assistir o filme completoAvó Grilo – Clique aqui para assistir o filme completoBartô – Clique aqui para assistir o filme completoCaixa – Clique aqui para assistir o filme completoCalango Lengo – Clique aqui para assistir o filme completoGente Grande – Clique aqui para assistir o filme completo

Escalada – Clique aqui para assistir o filme completo

Mocó Jack – Clique aqui para assistir o filme completo

Tamanduá Bandeira – Clique aqui para assistir o trailer

A terra a gastar – Clique aqui para assistir o filme completo

LONGAS:

Alma – Clique aqui para assistir o filme completoA terra da lua partida – Clique aqui para assistir o trailerPandemonium – Clique aqui para assistir o trailerCoberta de fumaça – Clique aqui para assistir o trailer(Em francês)Água Invisível Clique aqui para assistir o trailerNossos filhos irão nos culpar – Clique aqui para baixar o torrent (Em inglês) / Clique aqui para comprar o DVD (Em inglês) / Clique aqui para assistir o trailer1  / Clique aqui para assistir o trailer2 / Clique aqui para assistir o filme completo

Milho – Clique aqui para assistir o trailer

O veneno está na mesa – Clique aqui para assistir o filme completo  / Clique aqui para assistir o trailer

Comprar, Tirar, Comprar – Clique aqui para assistir o filme completo / Clique aqui para assistir o trailer

2012 – Tempos de mudança – Clique aqui para assitir o filme completo / Clique aqui para assistir o trailer / Clique aqui para comprar o DVD / Clique aqui para baixar o torrent

Alguns comentários sobre alguns filmes que vi:

Alma – Me fez lembrar bastante de “A Carne é fraca“, penso que tirando o aspecto da visão vegetariana largamente abordada em a “A carne é fraca”, este filme é totalmente contemplado no filme  “Alma” que é mais abrangente. Para quem não assistiu nenhum dos dois, os filmes mostram o processo industrial alimentar, desde a criação animal, até chegar a sua mesa, passando pelas etapas mais cruéis deste processo, como os matadouros.

Nossos filhos irão nos culpar – Apresenta um projeto de uma cidade francesa que adere a comida orgânica nas cantinas escolares e mostra todos os desdobramentos desta ação na comunidade. Ponto alto do filme é a música cantada pelo coral da escola, mostra que assim como o software livre, a alimentação orgânica não se esgota em si mesma, mas projeta uma sociedade mais justa.

O veneno está na mesa – Cumpre o seu papel ao apresentar a situação alarmante da agricultura “convencional” no Brasil. Seus perigos e suas consequências que estão intrinsecamente ligadas aos processos dinâmicos da sociedade capitalista atual.

***Comprar, tirar, comprar – Para você que sempre ouviu falar em obsolescência planejada e sempre pensou razoavelmente sobre o assunto, saiba: O assunto é muito mais polêmico do que você possa imaginar! Filme revelador!

***2012 – Tempos de mudança – Esse filme é sui generis! Esse é aquele que só assistindo para entender, basicamente, meu recado é: Assista!

Legenda: *** = Imperdíveis

Creative Commons License

“Mostra Social em Movimentos RIO+20” por Gutemberg Motta é licenciado sob Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.

Eu apoio:

Support Wikipedia
Anúncios


Categorias


%d blogueiros gostam disto: