03
abr
13

Melhor Doce de Leite do Mundo

toffelasalamandraSou um grande admirador desta delícia e sempre preferi um doce de leite pastoso, escuro e com um paladar lembrando um caramelo. Sempre garimpei marcas e artesãos atrás da melhor experiência possível. Sempre tive como boa referência o “Boa Nata Toffe” e o argentino “La Salamandra“, este último meu predileto até então.

Como não era de se esperar, durante minha garimpagem por outra guloseima também muito apreciada, estava experimentando um sorvete de doce de leite com doce de leite na “Sorvete Itália” quando tive contato pela primeira vez com o melhor doce de leite do mundo, imediatamente em seguida, me apropriei de todos os detalhes e descobri sua origem era o “Doce de Leite de Viçosa“, hexacampeão brasileiro (E eu nem sabia que existia um campeonato desses).

Pensei, agora é fácil, é só encontrar uma loja que venda este doce de leite no Rio! Na prática algumas teorias vão por água abaixo… Nenhum sinal de padaria, supermercado ou qualquer outra loja que venda este doce, até na internet eram poucas as referências. O tempo foi passando e eu desistindo da ideia, até que numa viagem à Paraty, numa loja que poderia ser definida como uma loja de cachaças, me deparo com uma lata de 800g do “Doce de Leite de Viçosa”, comprei no mesmo instante, levei para casa e em menos de uma semana não havia sobrado nada.

A partir de então, estava decidido, não posso viver longe desse doce de leite. Fui na internet novamente, e numa busca mais cuidadosa, descobri que no próprio site da fábrica aceitava encomendas! Em atacado… A partir de 12 potes de 400g! Não pensei duas vezes, fiz o pagamento e aguardei alguns dias para receber a santa encomenda.

Ao recebê-la em casa, que maravilha, minha boca salivou e rolou até uma lágrima no cantinho do olho. Imediatamente abri, provei, gostei mas percebi que não era o mesmo doce de leite. Será que a embalagem de 400g era diferente da embalagem de 800g?! Fiz contato com a fábrica e fui atendido pelo setor de qualidade quando expliquei que havia provado um doce de leite no “Sorvete Itália” que havia me apaixonado e depois provei o mesmo doce de leite numa lata de 800g comprada em Paraty e que aqueles potes de 400g recebidos em casa não era o mesmo.

Analisando o lote do pote comprado em Paraty, o setor de qualidade verificou que o doce de leite que eu tanto havia gostado na lata de 800g foi um erro de fabricação! Como assim?! Foi explicado que um problema na caldeira da fábrica houvera deixado o doce de leite em ponto de confeitagem, o mesmo ponto do doce de leite provado no “Sorvete Itália”. Pois a Viçosa fabricava dois tipos de doce de leite, um para o consumidor em geral e outro para confeitagem.

Entendida a situação, disse: “Quero o doce de leite de confeitagem!” E eis que me responderam: “Sem problema, mas só em latas de 10kg”. Vejam o resultado abaixo:

vicosa

Creative Commons License

Melhor Doce de Leite do Mundo” por Gutemberg Motta é licenciado sob Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.

Eu apoio:

Support Wikipedia tt
34 Responses to “Melhor Doce de Leite do Mundo”


  1. 1 lucia@fapesbndes.org.br
    03/04/2013 às 10:50

    Oi não sei se vc sabe mas o bloqueio da FAPES cortou a finalização do seu
    email, feito isso fiquei sem saber o resultado. Snif, snif.

    Lúcia Barros

  2. 3 daniele
    03/04/2013 às 19:26

    Gutemberg, adorei seu post sobre doce de leite! Como essas paixões mobilizam o nosso coração, não?? Bjinhos, dani

    • 4 roberto martins
      16/04/2013 às 19:37

      me desculpe mas nao constar os doces de leite uruguaios conaprole e la pataia . muito melhor que todos esses juntos…

      • 17/04/2013 às 12:26

        Roberto, tenho certeza que são excelentes doces de leite! Mas ainda não tive oportunidade de prová-los… E quando me refiro ao “Melhor doce de leite do mundo”, me refiro ao “Melhor doce de leite do mundo” de todos que já provei… Também tenho excelente referências do “Chimbote” que é argentino… Estou aceitando remessas para prova! rs

        Segue uma lista de doce de leites argentinos, que inclui o “La Pataia” com o nome de “Laetitia” e nos comentários temos uma indicação do Conaprole:
        http://www.planetajoy.com/?page=ampliada&id=1977

        Vale lembrar que a produção brasileira sempre esteve muito aquém de nossos vizinhos… E que a versão doméstica do “Viçosa” não é melhor que o “La Salamandra”… Essa versão de confeitagem do “Viçosa” não esta na rota de provas dos admiradores… Quem prova se surpreende!

        Obrigado pelo engrandecimento do debate!

  3. 6 eliane
    06/08/2013 às 16:01

    Quando estava grávida do meu último filho ,vi uma matéria sobre doce de leite ,da D Lucinha em Araxá Mg,estavam fazendo ambrosia…fiquei c tanta vontade que tive que ligar p eles p encomendar o doce…quando consegui pegar o pote na mão…que decepção…..eu não vi a matéria toda,e não vi que ia ovos na receita…..quando fui comer….que decepção…..não era o que eu queria…..e com isso,até hoje ando experimentando doces de leite,p ver se acho um que mate a minha vontade.

    • 07/08/2013 às 11:45

      Eliane, a Viçosa produz um doce de leite para consumo doméstico numa embalagem de 400g que já muito gostoso. Porém a versão de confeitagem é realmente superior, rivalizando com grandes doces de leites argentinos e uruguaios como o La Salamndra (que você encontra para vender no Brasil). Boa sorte na sua busca!

  4. 27/09/2013 às 14:06

    Hoje provei o uruguaio Lapataia! Excelente! Realmente estamos bem servidos na América Latina! Mas no meu ranking particular ainda é o terceiro! Perde para o La Salamandra e o Viçosa para confeitagem. O Lapataia é parecido com o La Salamandra com uma textura um pouco menos lisa e com um gosto mais peculiar… Bem caramelado! Muito bom!

  5. 10 Gilberto
    29/09/2013 às 18:04

    la serenissima alguem ja experimentou dizem ser muito bom, o mais popular na argentina, experimentei o viçosa , mas nao foi o para confeito, nao achei superior aos uruguaios e ao poncho negro e havana de los hermanos

    • 22/10/2013 às 13:41

      Gilberto, você tem razão, a versão vendida em potes de 400/800g não é superior aos citados… Mas a versão de confeitagem (embalagem de 10kg) melhora bastante o doce de leite, o que o coloca em pé de igualdade com os demais. E aí, o meu paladar prefere o Viçosa…

  6. 22/10/2013 às 14:14

    Novidade! Conheci mais um excelente doce de leite brasileiro (Viçosa não está só em terras tupiniquins), produzido pela Ita Alimentos (http://www.itaalimentos.com.br/), este doce de leite tem uma textura primorosa e um sabor equivalente aos melhores! Um detalhe curioso é que quando ele está gelado, sua textura e seu sabor não ficam tão bons… Diferentemente do Viçosa que fica mais gostoso gelado, o ideal é consumí-lo a temperatura ambiente. O ponto negativo deste doce de leite é que só o encontramos numa região de Minas Gerais que se estende da cidade de sua produção – Itabirito – à Barbacena. PS: Somente comprando outra lata de 10kg do Viçosa que poderei escolher meu predileto…

  7. 14 Laila
    29/01/2014 às 14:56

    Olá, quanto vc pagou na lata de 10kg do Viçosa?

    Obrigada

  8. 17 Fê Gaia
    19/02/2014 às 15:32

    Olá, Gutemberg! Legal seu post, só me tira uma dúvida: esse doce de leite de Viçosa é menos doce do que os demais, ou você só o prefere pela consistência? Caso ele não seja menos doce, você pode me dizer qual foi o doce de leite menos doce que você já provou? É que eu não gosto de nada muito doce. rs Desde já agradeço!

    • 19/02/2014 às 17:20

      Muito difícil a resposta a sua pergunta… Eu penso que doce de leite é sempre doce… O que diferencio é se o doce é mais “leitoso” (mais claro) ou mais “caramelizado” (mais escuro)… Qual o doce de leite que você mais gosta hoje? Gosta de leite condensado?

  9. 19 Fê Gaia
    20/02/2014 às 12:48

    Então Gutemberg, não sou tão fã de doce de leite justamente por causa do nível alto de açúcar, por isso não posso lhe dizer uma marca predileta (provei poucas, por sinal). Já gostei muito de leite condensado, hoje em dia não rola. rs Como aprecio o gosto do leite, tinha esperança de encontrar algum doce de leite que reforçasse esse sabor, ao invés do excesso de açúcar. Será esta uma missão impossível? rsrs

  10. 12/05/2014 às 20:09

    Mais novidades… Primeiro, esqueçam o argentido “El Semillero”, muito ruim. Sabor ruim, textura ruim. E a segunda: Quem prefere caramelo a doce de leite? Pois bem descobri um doce de leite que parece mais caramelo que doce de leite!!! É o argentino San Ignacio(http://www.allfood.com.br/detProdutos.php?id_produto=163)… Comprei na GranDelli (http://grandellicatessen.blogspot.com.br/), na Tijuca. #ficaadica

  11. 18/07/2014 às 21:32

    Olá Gutemberg… Eu faço doce de leite pra vender e faço o tipo argentino que utiliza baunilha em fava. Encontrei seu blog pois procurava pelo “melhor doce de leite do mundo” e adorei o que escreveu. Se quiser experimentar um do meu, me contate que mando um pra você! 👍😉

  12. 25/07/2014 às 13:06

    Eu moro do lado de viçosa quase, quem quiser doce de leite só falar.. heheheh
    aproveitem pra visitar meu blog de receitas. wwww.natvegi.com.br

    • 29/07/2014 às 19:57

      Vou encomendar com você, hein! Visitei seu blog, parece ser muito interessante, parabéns! Quando tiver um tempinho vou perdê-lo por lá!

  13. 14/12/2014 às 11:12

    Olá Gutemberg,
    sou um admirador de doces de leite desde criança, estou pesquisando na internet ha alguns dias sobre o assunto. Não sei oque aconteceu com o Brasil que os doeces de leite foram perdendo a qualidade gradualmente e o povo não persebeu… Nos supermercados não existem mais nada que preste infelizmente, e oque se encontra de marcas “artesanais” ou chamadas “doces de minas” enchem o doce de leite com outras coisas commo frutas, coco, etc.. tudo pra disfarçar o sabor ruim do doce. Sexta feira passada experimentei um doce aguado num quiosque num shoping em Presidente Prudente – SP, a vendedora me disse que era de minas.Tive que levar no quiosque ao lado um pode de doce argentino HAVANA de 450g por R$ 32,0

    Bom, experimentei um doce muito bom produzido em Avaré-SP que achei em uma padaria em podes de 100g a R$ 4,50.
    Cabei encomendando um pode de 5 kg de doce la Salamandra por uma importadora, pesquisei o site do doce de Viçosa, ainda está mais caro que o Argentino e só vende minimo de 2 podes de 10 kg, aí fica dificil né?

    • 18/12/2014 às 18:32

      Ivan, o fato é que nossos hermanos latinos-americanos estão muito melhor servidos. Qual o nome do doce de leite que provou em Avaré? O Viçosa ainda tem a opção de potes menores, não é o mesmo ponto de cozimento, mas continua sendo um excelente doce de leite.

  14. 23/01/2015 às 08:18

    Se me permitem vender meu peixe, temos agora um clube de asinaturas, http://www.baodeminas.com.br , onde temos o doce de leite Viçosa. O clube vale a pena para quem gosta de doce, e coisas de Minas Gerais. Grata!


Comments are currently closed.

Categorias


