16
maio
13

Justiça por Michael J. Sandel

Esse artigo não se propõe a ser uma resenha do livro, não terei essa preocupação. Apenas quero discorrer e comentar um pouco sobre esse livro. O seu autor, professor de Havard, Michael J. Sandel, após lecionar uma disciplina chamada Justiça por alguns anos, escreveu este livro homônimo, de subtítulo “O que é fazer a coisa certa”.

Esses anos de curso possibilitou um livro didaticamente organizado com variados exemplos, consolidando um conteúdo muito rico de forma muito acessível. Ao longo do livro variadas teorias políticas são abordadas, com destaque para o Utilitarismo (Jeremy Betham e John Stuart Mill), a Ideologia Libertária (Milton Friedman e Robert Nozick), o Racionalismo (Immanuel Kant e John Rawls) e a Teoria Teleológica de Aristóteles.

Este livro é uma introdução a ciência política através de um questionamento atual e instigante: “O que é fazer a coisa certa?”. Essa obra extremamente palatável aos mais leigos, é um sucesso do mercado editorial que cumpre uma função educacional importante, primeiro por levar esse conteúdo para um público acadêmico não pertencente as àreas de Humanas e, em segundo lugar, ao levar esse mesmo conteúdo para além da cátedra.

Além das referências já citadas, vários outros autores conhecidos dão o ar da graça no livro. Porém, um grande mérito do livro é um autor não muito conhecido pelo menos por essas bandas tupiniquins, eu mesmo nunca tinha ouvido falar antes: Alasdair MacIntyre, que apresenta um conceito fantástico chamado por ele de “interpretação narrativa” que considera nossas escolhas como condicionadas por nossa jornada, por nossa história individual e coletiva, de uma visão extremamente peculiar.

Na conclusão do livro, o autor ainda defende seu ponto de vista aristotélico, pesando os prós e os contras de toda a discussão moral envolvida. Um grande livro para quem quer enriquecer o debate, bebendo dos excelentes exemplos apresentados e um livro extraordinário para que nunca teve contato com as Ciências Sociais.

Creative Commons License

“Justiça por Michael J. Sandel” por Gutemberg Motta é licenciado sob Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.

Eu apoio:

Support Wikipedia tt
Anúncios


Categorias


%d blogueiros gostam disto: